quinta-feira, 27 de junho de 2013

Estiracossauro

Estiracossauro

Recontrução do Estiracossauro
- Copyright Sergey Krasovskiy

Nome: Styracosaurus, significa “Lagarto espinhoso”.
Descobertas de fósseis: Montana, EUA, Alberta e Canadá.
Época: Período Cretáceo, 135 – 65 milhões de anos atrás.
Alimento: Vegetação rasteira.
Classificação: Marginocefalianos - Dinossauros com ornamentos na cabeça. Dentro deste grupo os ceratopsianos, que eram os dinossauros chifrudos.
Informação: Dinossauro chifrudo com um longo chifre nasal e chifres ao redor do pescoço.
Habitat: Florestas.
Modo de defesa do Estiracossauro
Copyright Dinoraul/Paleoguy/JWK
Estiracossauro, seu nome significa "Lagarto espinhoso", recebeu esse nome devido à sua estanha cabeça, que era dotada de um adorno ósseo repleto de espinhos longos. Foi um grande dinossauro herbívoro do grupo dosCeratopsídeos e quadrúpede que viveu durante o período Cretáceo a 76,5 - 75,0 milhões de anos atrás. Media em torno de 6 metros de comprimento e pesava cerca de 2,7 toneladas. O Estiracossauro viveu na América  do Norte, principalmente nas regiões que são hoje o Canadá e os Estados Unidos.

Esse animal se destaca em um tipo de saliência acima de seus olhos, além de enormes espinhos na parte de cima de sua cabeça. Eles se estendiam por toda a lateral de adorno do dinossauro e não teriam uma função específica já que a posição em que encontram não os faziam serem aptos para devesa. Acredita-se que serviria para intimidar os predadores ou para se amostra as fêmeas no período de acasalamento. O Alfa (líder do grupo, o macho dominante  do grupo talvez tivesse o maior chifres como vemos em outros animais atuais.
Mais sua técnica de defesa era um chifre que possuía acima do seu nariz, podendo medir até 60 centímetros de comprimento e 15 centímetros de largura.
Esqueletro quase completo do Estiracossauro
- Copyright Domínio Público
Os primeiros fósseis do Estiracossauro foram coletados em Alberta no Canadá por CM Sternberg e seu nome foi nomeado por Lawrence Lambe, em 1913.  pelo Museu Americano de História Natural, onde se à um esqueleto quase completo articulado com um crânio parcial.

O corpo volumoso do Estiracossauro lembra bastante a de um rinoceronte. Tinha ombros poderosos e um cauda relativamente curta. Era também um dinossauro relativamente grande medindo até 6 metros de comprimento e podendo pesar até mesmo 4 toneladas. Ele era um animal lento pois possuía quatro pernas curtas e um corpo grande. Acredita-se que os Estiracossauro poderia que vivido em rebanhos que viajavam para os lugares que oferecessem melhores condições para a vida do grupo. Viveu exclusivamente na América do Norte nas regiões onde é hoje os Estados Unidos e o Canadá.
Estiracossauro possivelmente viveria em grandes grupos.
- Copyright  Canadian Museum of Nature
O Estiracossauro eram dinossauros herbívoros, e como a maioria dos ceratopsídeos ele possuía um bico e dentes especializados em cortar as folhas e galhos do chão na parte das bochechas. Portanto eles provavelmente se alimentava principalmente de vegetações rasteiras, por causa da posição de sua cabeça. Podem, no entanto ter sido capaz de derrubar altas plantas com seus chifres ou com o próprio bico. Pois suas mandíbulas era de um bico estreito e profundo, o que acredita ter sido melhor a agarrar  e arrancar do que morder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário