quinta-feira, 27 de junho de 2013

Sauropelta

Sauropelta

Reconstrução do Sauropelta
- Copyright Mad_dog
Reconstrução do esqueletro do Sauropelta
- Copyright AUTOR DESCONHECIDO
Nome: Sauropelta, seu nome significa “Lagarto escudo”.  
Descobertas de fósseis: Nos Estados Unidos.
Época: Início do Período Cretáceo, 115-110 milhões de anos atrás.
Alimento: Vegetação rasteira.
Classificação: Nodossauro, o grupo semelhante à família Ankilosauria com um pequeno detalhe, os Nodossauros não possuía o porrete ósseo.
Informação: Apenas uma espécie foi nomeada, Sauropelta edwardsorum, embora outros possam ter existido.
Habitat: Litoral.

Sauropelta próximo a uma praia.
- Copyright Julius T. Csotonyi
Sauropelta, seu nome siginifica "Lagarto Escudo". Foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede blindado, um gênero Nodossauro que viveu no início do período Cretáceo na América do Norte. Apenas uma espécie foi nomeada (Sauropelta edwardsorum), embora outros possam ter existido. Anatomicamente, o Sauropelta é um dos nodossauros mais bem compreendido, seus restos fossilizados foram encontrados nos Estados Unidos. É também o mais antigo gênero conhecido dos nodossauros, a maioria dos seus restos mortais são encontrados na Formação Cloverly, que data de cerca de 115-110 milhões de anos atrás. Seu corpo foi fornecido com uma casca dura reforçada por espinhos enormes que facilitaram a sua defesa contra ataques de predadores, sua única fraqueza era o seu abdome, pois não apresentava nenhuma proteção. Mais para proteger sua parte desprotegida, utilizava uma tática de defesa, que era afundar os pés no chão onde não seria possível um predador vira-lo.
O Sauropelta foi descoberto no início dos anos de 1930, quando o famoso caçador de dinossauros e paleontólogo Barnum Brown recolheu o holótipo do espécime de um Sauropelta, na formação Cloverly em Big Horn Conty, Montana.
O Sauropelta era um animal de porte médio, medindo cerca de 5 metros de comprimento e 1,4 metros de altura. Sauropelta tinha uma cauda longa distintivo que ocupam metade do seu comprimento total.  Embora seu corpo era menor do que um moderno rinoceronte negro, o Sauropelta tinha uma massa aproximadamente igual, pesava cerca de 1,500 Kg. O peso extra foi em grande parte devido à sua extensa armadura óssea  incluindo os espinhos caracteristicamente grandes projetando a partir de seu pescoço.
Observe - Como seria o Sauropelta de ângulos diferente.
- Copyright AUTOR DESCONHECIDO
Saropelta tinha um crânio triangular, com a extremidade traseira mais larga do que o focinho afilado. O crânio media 35 centímetros de largura em seu ponto mais largo, atrás dos olhos. Ao contrário de alguns nodossauros, o teto do crânio era caracteristicamente plano, não abobadado. O teto do crânio era muito grosso e coberto de planas placas ósseas. A cauda do Sauropelta media cerca de metade do comprimento total do animal. O esqueleto encontrado preservada 40 vértebras caudais, embora alguns estavam faltando, o que sugere que o verdadeiro número de vértebras caudais pode ter excedido 50 vértebras. Como outros anquilossauros, o Sauropelta tinha um corpo largo, as patas dianteiras eram mais curtas do que os membros posteriores, o que resultou em um arco de volta, com o ponto mais alto sobre os quadris. Seus pés, pernas, ombros e pélvis eram todos muito robustamente construídas e reforçadas para suportar uma grande quantidade de peso. A americana paleontóloga Ken Carpenter estimou a massa do Sauropelta edwardsorum a 1.500 kg.
Como outros nodossauros, o Sauropelta foi coberto com uma armadura formada a partir de massas ósseas embutidas na pele. Sauropelta era um animal cuja inteligência foi baixa entre os dinossauros. Mais possuía uma tática de defesa, o que dificultaria bastante para um predador da época. O Sauropelta é de fato um grande Nodossauro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário