Pinacossauro
![]() |
| Esqueleto de Pinacossauro em exibição em museu - Copyright Kabacchi |
Nome: Pinacosaurus, significa "Lagarto de prancha".
Descoberta de fósseis: Na Ásia, China no Deserto de Gobi e na Mongólia.
Época: Final do Cretáceo, 80 - 75 milhões de anos atrás.
Habitat: Regiões desertas, bastante seca.
Classificação: Ankylosauridae - Os dinossauros encouraçados que tinha uma espécie de armadura em suas costas.
Informações: O Pinacossauro é o anquilossaurídeo asiático mais conhecido, com mais de quinze espécimes encontradas, incluindo um esqueleto quase completo, cinco crânios e crânios parciais além de dois exemplares juvenis encontrados juntos provavelmente mortos por uma tempestade de areia.
![]() |
| Desenho de um Pinacossauro Copyright AUTOR DESCONHECIDO |
Seus primeiros fósseis foram encontrados por uma expedição asiáticas patrocinada pelo Museu Americano de História Natural mandada para o Deserto de Gobi a procurar de vestígios de homem primitivo, e sem querer encontraram ovos de dinossauros e o esqueleto do Pinacossauro. Depois disso o Pinassauro tornou-se o Anquilossaurídeo asiático mais conhecido da Asia, com mais de quinze espécimes encontradas, incluindo um esqueleto quase completo, cinco crânios e crânios parciais.
Os pinacossauro possuiam uma constituição leve, de médio porte, atingindo um comprimento de cinco metros. Como todos os Anquilossaurídeos, o Pinacossauro apresentava uma espécie de clava óssea no final da sua cauda, usada como arma de defesa contra predadores que viviam naquelas áreas, um deles eram o Velociraptor, mais o Pinacossauro tinha pouco a se preocupa, um golpe de sua clava óssea seria fatal para um Velociraptor. Em um dos esqueletos encontrados do Pinacossauro havia uma garra do Velociraptor, o que mostrava que de fato o Velociraptor atacava os Pinacossauro. O Pinacossauro deve ter vivido em uma região desértica e bastante seca, porque quase todos os seus fósseis foram encontrados em depósitos de dunas de areia. Os cientistas não sabem o que Pinacossauro comeu, acredito que ele comia o que os outros de sua família comiam, a vegetação rasteira. O Pinacossauro e mais outros dinossauros herbívoros foram encontrados nos mesmos depósitos de modo algum alimento estava disponível Recentemente, um grupo de cinco esqueletos juvenis de Pinacossauro foram encontrados amontoados, eles provavelmente foram apanhados por uma tempestade de areia e foram enterrados vivos.
![]() |
| Pinacossauro grangeri com cauda clubbed - Copyright aYaY |
O elemento mais inusitado na amostra original é a presença dos furos em forma oval adicionais, um em cima do outro, onde as narinas são normalmente encontradas. Essas aberturas são características do gênero, sendo numero variável, há descrição de quatro aberturas em um exemplar feita em 1999, já em 2003 foram descritas cinto aberturas em um exemplar juveníl, o que faz disso um mistério...
A espécie descoberta originalmente é o Pinacosaurus grangeri. Descobertas na províncias de Ningxia, na China, levaram a descrição de uma nova espécie em 1935, o Pinacosarus ninghsiensis; porém atualmente considera-se que esses fósseis sejam da espécie Pinacosarus grangeri. Restos adicionais encontrados na China foram descritos em 1999 por Godefroit como uma nova espécie,Pinacosarus mephistocephalus, com base nos chifres dérmicos secundários e características nasais. O melhor crânio preservado é de um exemplar juvenil, mas o holótipo é um crânio adulto mais longo do que largo, o que pode ser uma indicação de uma estrutura basal do grupo Thyreophoranos.
Postagem indicada por: Patrick Król, do blog IKESSAURO...



Nenhum comentário:
Postar um comentário